As Cores, o verde

É engraçado como durante nosso dia-a-dia, ouvimos uma série de histórias, lendas, crenças e opiniões, e acabamos mesmo que inconscientemente concordando com tudo.

Me lembro que quando comecei as pesquisas para escolher minha máquina Fotográfica, li muito sobre a velha treta CANON vs NIKON. Um dos argumentos mais citados nos fórums era que NIKONs tem cores maravilhosas, e CANONs não. Pois bem, como sempre me interessei por Fotografia P/B (foda!), não usei isso como base de escolha, mais foi algo que arquivei em minha mente, e que de certa forma me impedia de tentar fotos coloridas.

Eis que nesse semestre, na aula de Fotografia III, tivemos que escolher uma cor e fazer um ensaio sobre ela. Sabe qual foi minha conclusão? Conclui que não basta de uma lenda estúpida, que CANONs (50D no meu caso) são capazes de capturar cores como qualquer outra DSLR, basta apenas que o fotógrafo saiba como medir a luz, balancear a temperatura correta de sua máquina e estar disposto a tentar, tentar e tentar. 

A experiência de sair pela floresta fotografando pequenos detalhes que normalmente eu ignoraria foi extremamente produtiva e honestamente aconselho aos fotógrafos de plantão que o faça. Não pretendo abandonar o P/B, muito menos minhas fotografias espontâneas de pessoas, cidades e lugares, mas pretendo sim prestar mais atenção nos detalhes que cercam essas cenas macro e exercitar mais minha percepção, assim como habilidade técnica usando cores, sim.... eu disse CORES, com uma CANON.

    Permalink