Stopmotion - Finalmente!

Desde que eu me conheço por gente sempre quis fazer um stopmotion. Quando muleque via e ficava simplesmente fascinado e quanto mais o tempo passou, mais forte ficou a vontade de fazer um.

Quando entrei na faculdade estava decidido, assim que tivesse a primeira chance faria um stopmotion! (#soquenão). Mentira, tive várias chances e nunca "tive" tempo ou disposição pra isso. Quanto mais assistia videos no youtube de stopmotions, mais me desanimava pela qualidade incrível do que a galera postava por lá e simplesmente desencanei da idéia.

Stopmotion - Making of

Pois bem, no último ano da faculdade me veio a idéia de novo e a chance pintou, não tinha como escapar, ia finalmente fazer meu stopmotion! Achei um maluco que topou a idéia comigo, meu camarada Marco Alvares (valeu parceiro!).

O tema era Boson de Higgs, bolamos o conceito, fizemos um storyboard e mão na massa! Pra não me extender muito, posso dizer que foram 4 noites de trabalho escravo, muita tentativa e erro, dor nas costas, problemas de iluminação, fluidez, etc... e quando achamos que tinhamos finalizado, veio a trilha sonora! Putz! Bom, abaixo está o resultado do meu primeiro stopmotion, com muito orgulho e mais uma vez, valeu Marco!

    Permalink    

As Cores, o verde

É engraçado como durante nosso dia-a-dia, ouvimos uma série de histórias, lendas, crenças e opiniões, e acabamos mesmo que inconscientemente concordando com tudo.

Me lembro que quando comecei as pesquisas para escolher minha máquina Fotográfica, li muito sobre a velha treta CANON vs NIKON. Um dos argumentos mais citados nos fórums era que NIKONs tem cores maravilhosas, e CANONs não. Pois bem, como sempre me interessei por Fotografia P/B (foda!), não usei isso como base de escolha, mais foi algo que arquivei em minha mente, e que de certa forma me impedia de tentar fotos coloridas.

Eis que nesse semestre, na aula de Fotografia III, tivemos que escolher uma cor e fazer um ensaio sobre ela. Sabe qual foi minha conclusão? Conclui que não basta de uma lenda estúpida, que CANONs (50D no meu caso) são capazes de capturar cores como qualquer outra DSLR, basta apenas que o fotógrafo saiba como medir a luz, balancear a temperatura correta de sua máquina e estar disposto a tentar, tentar e tentar. 

A experiência de sair pela floresta fotografando pequenos detalhes que normalmente eu ignoraria foi extremamente produtiva e honestamente aconselho aos fotógrafos de plantão que o faça. Não pretendo abandonar o P/B, muito menos minhas fotografias espontâneas de pessoas, cidades e lugares, mas pretendo sim prestar mais atenção nos detalhes que cercam essas cenas macro e exercitar mais minha percepção, assim como habilidade técnica usando cores, sim.... eu disse CORES, com uma CANON.

    Permalink